Geral 29 de julho de 2021
Lucro Presumido: Como é feito o cálculo e qual a sua funcionalidade
Com todos os deveres fiscais existentes surge a necessidade de contabilizar e recolher os tributos a partir de dados fidedignos.
Para que esse recolhimento seja feito sem erros durante os processos de contabilização existem os regimes tributários.
Dentre os regimes tributários existentes, está o lucro presumido, que possui uma alta taxa de escolha dentre os mais diversos tipos e portes empresariais.
Entretanto, ele representa um foco de dúvidas ainda muito recorrentes.
* O que é lucro presumido e qual sua funcionalidade?
O lucro presumido é um regime tributário simplificado, cujo objetivo é definir a base de cálculo de impostos como: IRPJ e da CSLL.
Sendo assim, a Receita Federal presume parte da porcentagem do faturamento total da empresa como lucro, e é a partir dessa porcentagem definida que os cálculos de imposto serão realizados, após cada apuração é preciso comprovar este recolhimento através de declarações enviadas a Receita Federal (EFD Contribuições, ECF, e a DCTF que informam de fato os pagamentos feitos).
Para adotar o lucro presumido como regime tributário há duas exigências principais, sendo elas: faturamento anual abaixo de R$ 78 milhões, acima disso é obrigatório optar pelo lucro real, e a não atuação em ramos específicos”.
Além disso, é importante salientar que existem prazos definidos de acordo com o tipo de imposto a ser recolhido, sendo divididos em:
*Trimestrais: Imposto de renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).
*Mensais: Imposto Sobre Serviços (ISS), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social ( COFINS ).
.
JS Contabilidade
(51) 3097.0836
Contato
Rua General Osório, 1145
Hamburgo Velho
Novo Hamburgo/RS Como chegar?
(51) 3097.0836
(51) 9851.59676
Atendimento
Segunda a Sexta
08:00 às 11:30 e 13:00 às 17:30
Fechado agora
Copyright © J.S Contabilidade 2018