Geral 02 de abril de 2019
Receita investe em serviços eletrônicos para reduzir tempo de atendimento
A Receita Federal decidiu investir em
serviços eletrônicos para tentar resolver, em um menor tempo, pendências de
pessoas físicas e jurídicas. Desde o início do mês, é possível, por exemplo,
abrir processo pela internet para solucionar problema com a emissão de Certidão
Negativa de Débitos (CND). Antes, era preciso agendar previamente o
atendimento, comparecer em uma das delegacias do órgão e aguardar a resposta.
Um outro serviço, que deve ser
lançado no mês que vem, prevê atendimento em tempo real no site da Receita. Os
contribuintes poderão se comunicar por meio de um chat com os servidores para
tratar de assuntos que envolvem a restituição e a compensação de tributos e
também nos casos de retificação de pagamentos feitos por pessoas físicas.
“A intenção é ficar com os serviços
mais simples no atendimento presencial e com os mais complexos, que demandam
mais tempo, no virtual”, afirma José Humberto Valentino Vieira,
coordenador-geral de atendimento da Receita Federal.
Já era possível emitir a CND pelo
site do Fisco. Mas quando havia alguma pendência – tanto nos dados como em
valores devidos – o contribuinte precisava abrir, em uma das unidades da
Receita, um dossiê eletrônico. Só então teria uma resposta sobre a emissão da certidão.
O prazo de até dez dias para a
resposta ao contribuinte começava a ser contado somente a partir da data desse
protocolo. E não era tão fácil e rápido obtê-lo. No ano passado, por exemplo,
foram registrados quase 130 mil situações de contribuintes que tiveram
problemas para agendar o atendimento em uma unidade do órgão.
Esse dossiê eletrônico é o que,
agora, pode ser feito pelo e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao
Contribuinte, que permite a comunicação com o Fisco via internet. Estão aptos a
usar esse sistema os contribuintes que têm certificado digital. Eles poderão
abrir o processo a qualquer hora e em qualquer dia da semana e o prazo de dez
dias para a resposta começa a ser contado no momento do envio das informações.
Especialista na área tributária, o
advogado Rubens Lopes, do escritório WFaria, vê a mudança com bons olhos.
Porém, afirma, é preciso avaliar como funcionará na prática. “Com o protocolo
manual nós tínhamos abertura para falar com os fiscais sobre o caso. Agora, com
o procedimento todo eletrônico, talvez não seja mais possível esse contato
direto”, pondera.
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