Geral 29 de maio de 2024

Governo libera plataforma para cadastro no Auxílio Reconstrução

Nesta segunda-feira, 20 de maio, o Governo Federal lançou um site para que as prefeituras do Rio Grande do Sul possam cadastrar as famílias que receberão a parcela única do Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5.100. Esse auxílio foi criado por medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta-feira, como mais uma ação do governo federal de apoio às vítimas das chuvas. Além disso, o processo de operacionalização envolve três etapas: as prefeituras enviam dados sobre as localidades afetadas, as famílias confirmam o cadastro, e a Caixa Econômica Federal realiza o pagamento diretamente na conta das famílias.

Fase 1: Ação das Prefeituras (Iniciada em 20 de maio) A partir de segunda-feira, 20 de maio, as prefeituras dos municípios afetados devem enviar ao governo federal dados sobre as localidades atingidas e as famílias desalojadas ou desabrigadas. No site do Auxílio Reconstrução, estão disponíveis duas planilhas distintas que o gestor público municipal autorizado deve preencher no sistema transfere.Gov, utilizando uma senha cadastrada. Após o preenchimento, as planilhas devem ser enviadas ao governo federal pelo próprio site.

Fase 2: Confirmação do Cadastro pelas Famílias (a partir de 27 de maio) A pessoa identificada como responsável pela família beneficiada precisará confirmar o cadastro no site a partir de 27 de maio. É necessário acessar o botão “Sou Cidadão” usando a conta registrada no site Gov.br, com login e senha cadastrados. Caso haja erro de cadastro, as prefeituras devem receber os cidadãos para corrigir dados, como CPF, endereço ou nome. Os dados confirmados pelos responsáveis serão cruzados com outros cadastros existentes, como os da Previdência, trabalho e assistência, para verificar endereços e CPFs. Somente após a conferência, o pagamento será liberado para o responsável.


Fase 3: Pagamento pela Caixa Econômica Federal A Caixa Econômica Federal receberá a lista dos nomes aptos e fará o depósito na conta. As famílias não precisam abrir contas no banco. A Caixa identificará se o responsável já tem conta-poupança ou corrente na instituição e fará o crédito automaticamente. Caso o beneficiário não tenha conta, o próprio banco se encarregará de abrir uma Poupança Social Digital para o pagamento do auxílio. O valor poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. A estimativa é que os primeiros pagamentos sejam feitos ainda em maio, mas isso dependerá da rapidez com que os dados forem enviados pelas prefeituras e confirmados pelas famílias. Portanto, quanto antes a prefeitura enviar os dados e a família confirmar no sistema, mais rápido o dinheiro entrará na conta.


Quem tem direito: Famílias desalojadas ou desabrigadas: Residentes em um dos 369 municípios gaúchos com situação de calamidade pública ou emergência pública reconhecida pela Defesa Civil nacional até 15 de maio (lista disponível online). Que tiveram que sair de casa, de forma temporária ou definitiva, por causa das chuvas. Beneficiários do Bolsa Família: Que se enquadram na situação acima. Cidadãos que recebem seguro-desemprego: Moradores de área atingida pelas chuvas. Que tiveram que sair de casa e perderam bens com a chuva.

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