Geral 26 de agosto de 2022
Depreciação e Amortização: quais as diferenças desses conceitos contábeis
O que é Depreciação e Amortização?
Depreciação e amortização consiste na forma contábil de demonstrar o desgaste que os maquinários e os imóveis de uma empresa sofrem ao longo do tempo. Ou seja: esses dois conceitos referem-se à alocação do valor depreciável de um ativo ao longo de sua vida útil. Essa métrica mostra a redução do valor desses ativos pela obsolescência, desgaste e outros fatores. Além disso, esses itens consistem em custos operacionais (ou seja, custos para que a empresa mantenha as suas operações em dia).
Como funciona a Depreciação?
Para entender o que é depreciação, é possível fazer uso de um exemplo prático que costuma acontecer em qualquer empresa. Por exemplo: uma máquina de uma companhia elétrica é comprada pelo valor de R$ 500 mil e possui uma vida útil de 10 anos. Por conta de sua elevada vida útil, a empresa não pode deduzir o valor total do bem no ano em que a compra ocorreu.
Sendo assim, a despesa com esse bem deve ser distribuída ao longo dos 10 anos de sua vida útil.
Como funciona a Amortização?
O funcionamento da amortização é um pouco diferente, sendo esse conceito algo análogo à depreciação, mas voltada para ativos intangíveis.
Ou seja: para entender como funciona a amortização, basta compreender que um ativo intangível (licença de software, parente, etc.) também possui vida útil e deve ser amortizado durante todo esse período.
Contato
Rua General Osório, 1145
Hamburgo Velho
Novo Hamburgo/RS Como chegar?
(51) 3097.0836
(51) 9851.59676
Atendimento
Segunda a Sexta
08:00 às 11:30 e 13:00 às 17:30
Fechado agora
Copyright © J.S Contabilidade 2018